Dicas de como prevenir o câncer de pele

por redacao | 6 de janeiro de 2020 |

Médica dá dicas de como prevenir o câncer de pele

Na época mais quente do ano, onde há maior frequência das atividades ao ar livre, não custa nada reforçar os cuidados com o maior órgão do nosso corpo: a pele. Ela precisa de hidratação e muita proteção contra os raios ultravioletas do sol, que podem causar câncer.

No Brasil, 30% dos tipos de câncer são de pele e a cada ano são diagnosticados 180 mil novos casos da doença. Por isso, é bom estar atento às formas de prevenção. Bonés, viseiras, chapéus, sombrinhas, óculos escuros com proteção UV, exposição ao sol em horários apropriados (entre 10h e 16h) são algumas atitudes que devem ser adotadas neste período.

Outro aliado da pele no verão, seja para quem vai à praia ou simplesmente ao escritório, é o protetor solar. A dermatologista Ismmaelli Veras, médica cooperada da Unimed João Pessoa, explica como ele deve ser usado. “Deve-se aplicar o protetor solar 30 minutos antes da exposição, de no mínimo fator 30, e replicar a cada 2 horas quando em  atividades ao ar livre ou a cada imersão em água”, frisou.

A dermatologista alerta que, apesar de ser mais comum em pessoas com mais de 40 anos, a média de idade dos pacientes vem diminuindo devido a constante exposição de jovens aos raios solares.

Fatores de risco

Os principais fatores de risco do câncer de pele são:

Exposição prolongada e repetida ao sol, principalmente na infância e adolescência;

Ter pele e olhos claros, cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino;

Ter história familiar ou pessoal de câncer de pele;

Sistema imune debilitado e exposição à radiação artificial (câmaras de bronzeamento).

 Prevenção

Confira alguma dicas da dermatologista Ismmaelli Veras de como prevenir o câncer de pele:

Evitar exposição solar entre 10h e 16h;

Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas (para quem vai à praia);

Aplicar protetor solar 30 minutos antes da exposição, de no mínimo fator 30 e replicar a cada 2 horas quando em atividades ao ar livre e/ou a cada imersão em água.